PASTORAL DA EDUCAÇÃO - DIOCESE DE PIRACICABA SP

"Ninguém educa ninguém, nem a si próprio, se não for à luz do Evangelho" Scards

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Escolas trabalham tema da Campanha da Fraternidade:

Alunos criaram cartazes, desenhos e poemas relacionados a economia e a vida das pessoas


Foto: Silvio Kazza - Os alunos doaram ao Hospital São Vicente de Paulo produtos de higiene

O Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil lançou nesse ano a Campanha da Fraternidade, com o tema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro, alertando para a economia e a vida dos fiéis. As escolas municipais, em parceria com a Pastoral da Educação, também trabalhou o tema com os alunos. “Há 14 anos acontece essa relação, a pastoral manda livros e folhetos para os professores trabalharem com seus alunos o tema da campanha”, disse a professora Eliane Pesatto Soave.

Com o tema sugerido, os alunos criaram cartazes, desenhos e poemas relacionados a economia e a vida das pessoas. Após a confecção dos trabalhos, os melhores foram escolhidos e enviados para a Diocese de Piracicaba.

Em Piracicaba aconteceu a premiação dos melhores nas categorias: desenvolvimento, sustentabilidade e criatividade. Diversas cidades da região de Piracicaba participaram do evento, que contou com premiação de medalhas e troféus.

Eliane ainda frisou o trabalho desenvolvido com as crianças, por meio de palestras e a conscientização acerca da solidariedade. “Ensinamos que devemos repartir e não somente acumular objetos, como roupas, alimentos”. Para tornar essa reflexão educativa em uma atividade prática, as escolas escolheram o Hospital São Vicente de Paulo para praticar o ato de dividir. “Os alunos levaram produtos de higiene como sabonete, xampu e pasta dente para o hospital. Eles ficaram sabendo que no hospital muitos moradores de rua fazem sua higienização”, disse a professora.

Com a parceria do Hospital, através da Irmã Carminha e de Sandra, os alunos arrecadaram em peso os produtos. “Porém, para eles verem a ação concreta da solidariedade sendo praticada, a prefeitura disponibilizou um ônibus, que permitiu que os estudantes entregassem pessoalmente os materiais”, afirmou Eliane.

A professora ainda considerou que essa atividade permitiu “que os alunos assimilassem que existem desigualdades e que elas devem ser sanadas, uma vez que toda pessoa possui direitos”, finalizou.
Leia esta notícia no Jornal: clicando aqui = http://www.tribunatp.com.br/modules/news/article.php?storyid=7877

Um comentário:

  1. Olá amigos e amigas da Pastoral, sou Silvio Kazza, fiz a foto desta matéria e neste link que estou passando tem o vídeo que fiz da Campanha da Fraternidade, qualquer coisa me ligue: 81040195

    http://www.youtube.com/watch?v=30h_dO2eGMY

    ResponderExcluir